quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Crise econômica global está longe do fim, diz BC europeu!!!

da Reuters, em Luxemburgo
da Folha Online


A crise financeira e econômica global está longe de superada e os riscos permanecem apesar de sinais positivos, afirmou neste sábado o membro do conselho do BCE (Banco Central Europeu) Yves Mersch.

"A crise não acabou. Problemas ainda são possíveis", afirmou Mersch a uma estação de rádio local. "Se as coisas estão melhores no momento, isso é por conta das intervenções fiscais e monetárias e também das medidas de liquidez, e ainda é preciso se saber como os bancos vão passar sem essas medidas."

Mersch, que é também presidente do banco central de Luxemburgo, também alertou sobre os riscos da manutenção da política de juros baixos, dizendo que as taxas devem voltar a uma estrutura mais normal quando a economia voltar aos trilhos.

O BCE manteve neste mês sua taxa de juros nos 16 países da zona do euro em um recorde de baixa de 1% em meio a dados que mostram uma recuperação da economia.

O diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, disse ontem, no entanto, que a economia global sairá da recessão durante o primeiro semestre de 2010. Ele disse inclusive que, nos últimos meses, foram publicados números macroeconômicos que poderiam sinalizar uma recuperação até mesmo um pouco antes.

Ele destacou, no entanto, que se for preciso esperar uma recuperação no nível global de emprego, "então será necessário mais tempo".

Um comentário:

  1. a crise ecomica hj na atualidade e muito proplemas posssive4isna sociedade como na populaçao hj em dia temos q ver tambem financeramente como e a crise

    ResponderExcluir