quinta-feira, 30 de julho de 2009

Os reflexos da crise economica no Brasil

Para o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, a economia brasileira não sairá ilesa. “Se de um lado a economia real ainda cresce de maneira forte, amparada pelo aumento do consumo das famílias e do crédito, de outro, a contaminação do mercado financeiro é inegável. Em dois meses, a Bovespa caiu de 73 mil pontos para 48.700 pontos. Isso não é normal. O efeito do mercado financeiro sobre a atividade econômica é lento, mas existe”, sustenta.

Ele explica que a queda do valor dos papéis das companhias listadas na Bovespa deixa as empresas descapitalizadas, o que significa que vai ficar mais difícil investir em novas fábricas, máquinas e equipamentos. “A médio e longo prazos, essa crise terá impacto no Brasil. No segundo trimestre de 2008, a taxa de investimentos do país atingiu 18,7% do PIB, mas isso ainda é pouco comparado com a de economias como as da China e da Índia, que gira em torno de 25% a 30%”, observa. O ponto alto do impacto da crise financeira mundial no Brasil deverá ocorrer no primeiro semestre do ano que vem, avaliam os agentes econômicos.

3 comentários:

  1. KARINA VC É UMA GATINHA !!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pessoas! eu realmente sentia dificuldades sobre esse assunto, deu pra dar umas esclarecida! postem mais por favor!

    ResponderExcluir
  3. Realmente deu para entender certas coisas , que eu tinha uma certa duvida!

    ResponderExcluir